E-learning - O Ensino à Distância

E-learning corresponde a um modelo de ensino não presencial, que possibilita a auto-aprendizagem apoiada em recursos didáticos, sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculado através da internet.

Deparados com falta de tempo para se deslocarem às escolas, universidades ou centros de formação onde existem os cursos que procuram, muitas pessoas optam pelo e-learning, isto é, pelo ensino à distância. Cada vez mais popular, permite-lhe frequentar cursos onde quiser e quando quiser. 

Os cursos em e-learning podem combinar vídeos, imagens, conteúdo escrito, áudio, fóruns de discussão e outras interactividades. Apesar dos alunos poderem aprender e desenvolver o curso ao seu ritmo, de acordo com a sua disponibilidade, geralmente são fixados prazos para a sua finalização.

Quais as vantagens?

Os cursos de e-learning permitem:

  • Formação em qualquer lugar, a qualquer hora, para qualquer pessoa.

Permite que a formação esteja disponível para as pessoas 24 horas por dia, sete dias por semana, em todo o mundo. De forma fácil e conveniente.

  • Redução de custos

Elimina o custo e a inconveniência de ter presente o tutor e os alunos no mesmo lugar. 

  • Acesso direto e na hora à informação oportuna

Atualização de conteúdos regulares pelos tutores. Contéudos novos e consistentes e com os dados mais atuais. Informações podem ser consultadas sempre que o formando considerar necessário, em vez de serem aprendidas e posteriormente esquecidas sem possibilidade de aceder de novo à informação.

  • Formação menos intimidante do que em cursos presenciais

Ambiente livre de risco onde se pode experimentar e cometer erros sem se que haja exposição. Elimina a vergonha do fracasso na frente de um grupo.

  • Aprendizagem ao seu próprio ritmo

Se algum conteúdo for muito fácil, o formando pode passar para o próximo tópico com o clique de um botão. Se algo parecer demasiado complexo, o formando pode dedicar o tempo que efectiavamente precisa para compreendê-lo inteiramente. Sem depender de ninguém no processo.

Qual a certificação obtida?

Todos os cursos conferem um certificado de frequência com indicação da nota final do curso. Há cursos e-learning que não conferem qualificação profissional, mas existem outros que lhe permitem, de facto, especializar-se em determinadas áreas.

Num programa de e-learning, o mais importante, segundo Marc Rosenberg, autor do livro "E-learning: strategies for delivering knowledge in digital age", é a qualidade dos conteúdos e o incentivo ao desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem permanente.

 

Sem dúvida, uma oportunidade de desenvolvimento profissional à distância de um clique.